Instituto Pensar - Após denúncias de racismo, brasileiros não controlam mais Igreja Universal na Angola

Após denúncias de racismo, brasileiros não controlam mais Igreja Universal na Angola

por: Eduardo Pinheiro


Entra as justificativas para a sua decisão, a Igreja Universal local alegou a discriminação racial e a imposição à castração ou vasectomia aos pastores

Divulgação/IURD

O Diário da República de Angola, órgão oficial do país africano, comunicou formalmente a dissolução da diretoria da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) e a destituição do bispo brasileiro Honorilton Gonçalves de sua cúpula.

De acordo com a BBC Brasil, a Igreja Universal local alegou "violação sistemática aos estatutos e direitos dos membros”, tais como "a discriminação racial e violação das normas estatutárias” e a "imposição e coação à castração ou vasectomia aos pastores”.

Também são citadas a suposta "privação aos pastores e suas respectivas esposas de acesso à formação acadêmica, científica e técnica profissional”; a suposta falsificação de atas, "abuso de confiança da direção da Igreja ao passar procurações com plenos poderes a cidadãos brasileiros para exercer atos reservados à assembleia geral” e "abuso de confiança na gestação dos recursos financeiros e patrimoniais”, entre outros pontos.

A decisão foi comemorada por religiosos locais como a oficialização da perda do controle do bispo brasileiro Edir Macedo sobre a Universal no país. Para Mathias Alencastro, pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), está realmente oficializado a tomada dos templos.

"Acabou para a Universal. Coloca pedra e cal na estratégia da Iurd de tentar retomar seus templos. E mostra como foi inconsequente e desastrada a tentativa do Itamaraty de resgatar a Iurd. Já estamos vendo a consequência dessa submissão a interesses evangélicos”, diz Alencastro.

Pressão de Bolsonaro

Além da queda de Edir Macedo, medida revelou que a pressão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e parlamentares brasileiros não ter surtiu efeito na crise. O presidente havia enviado uma carta, no início de julho, ao seu colega de Angola, João Lourenço, manifestando preocupação com os acontecimentos no país e pedindo o aumento de proteção aos brasileiros.

Porém, uma comissão de senadores e deputados brasileiros pretende visitar Angola na segunda semana de agosto para pedir ao governo local que seja garantida a "reciprocidade de tratamento” a cidadãos brasileiros, tal como os angolanos usufruem no Brasil.

Com informações da BBC Brasil



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: